terça-feira, 15 de março de 2011

Basílio Itiberê da Cunha

Brasílio Itiberê nasceu na cidade litorânea de Paranaguá, sendo filho de João Manuel da Cunha e de Maria Lourenço Munhoz da Cunha.


Fez os estudos primários em sua terra natal e sua iniciação musical foi ao piano, aprendendo na casa dos seus pais.


Já pianista renomado na juventude transfere-se para a capital paulista para cursar a faculdade de direito, efetuando, nesta cidade, vários concertos.


Após obter o diploma de Bacharel em Direito ingressa na carreira diplomática atuando no corpo diplomático em vários países, como: Itália, Peru, Bélgica, Paraguai e na Alemanha.


Sem deixar a música de lado, Brasílio teve relações de amizade com alguns dos maiores pianistas de seu tempo, como Anton Rubinstein, Sgambatti e Liszt.


Considerado um dos precursores do nacionalismo, foi um dos primeiros a inspirar-se em motivos populares e a imprimir à sua obra características nitidamente brasileiras.


Compôs música de câmara e coral, além de peças para piano. Sua Rapsódia Sertaneja o popularizou, especialmente pela célebre canção “Balaio, meu bem, Balaio”.


A sua composição mais conhecida é, sem dúvida, "A Sertaneja" de 1869.
Foi nomeado embaixador em Portugal, porém, morreu antes de assumir a função. Faleceu na capital alemã no dia 11 de agosto de 1913, numa segunda-feira, aos 67 anos de idade.


Uma das muitas homenagens ao autor de "A Sertaneja" está na capital paranaense que denominou uma das suas vias de Rua Brasílio Itiberê.


Bibliografia: MARCONDES, Marcos Antônio. Enciclopédia Música Brasileira. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1998.
PIRES, Fernando. Grande Enciclopédia Universal - Magister. Ed. Amazonas, 1980.
Ver também Brasílio Itiberê da Cunha Luz seu sobrinho.


Brasílio Itiberê da Cunha Luz (Curitiba; 17 de Maio 1896 — Rio de Janeiro 10 de Dezembro 1967) foi um compositor brasileiro.




Obra de Brasílio Itiberê da Cunha LuzInvenção nº 1, 1934
Poema para Klavier, 1936
Seis Estudos, 1936
Ponteio para São João, 1938
Cordão de Prata, 1939
Suíte Litúrgica Negra para Klavier, 1939
A Infinita Vigília para Coro, 1941
O Cravo Tropical para Klavier, 1944
Introdução e allegro, 1945
Duplo Quinteto, 1946
O Canto Absoluto para Coro, 1947
A Dor, meu Senhor para Coro
Contemplação para Coro
Rito do Irmão Pequeno para Coro
Oração da Noite para Coro
Invocação para Klavier
Canto e Dança Suite para Klavier
Toccata para Klavier
Quarteto de Cordas número 1
Trio número 1
Introdução e Allegro para Flöte, Klavier e Streichquartettsexteto
Epigrama para Coro
Prelúdio Vivaz para Orquestra
Salmo 150 para Coro e Orquestra

3 comentários:

  1. Legal! Parabéns!
    Façam um trabalho exemplar!
    Estou de olho!

    ResponderExcluir
  2. Olá ! estou pesquisando so bre nacio nalismo0 musical , mas me parece que vocês estão no inicio da pesquisa tambem.
    Sou aluno de licenciatura da UFRGS, gosto muito deste tema podem conferir tambe meus trablalho neste link:
    http://arteeducador.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Caros, parabéns pelo blog. Gostaria de contar com a colaboração de vocês no projeto Musica Brasilis. Deem uma olhada em

    www.musicabrasilis.org.br

    Rosana Lanzelotte

    ResponderExcluir